terça-feira, 8 de maio de 2012

Documentário - Velho Recife Novo

Recife, uma beleza sem igual.

Considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, Recife se encontra às margens do Oceano Atlântico, sendo a capital do estado de Pernambuco. Cidade essa que é caracterizada por ser coberta por rios, e ligada por pontos. Você não conhece Recife? Então venha conhecer, pois não sabe o que está perdendo !

domingo, 22 de abril de 2012

Intervenções Urbanas Na Cidade do Recife é Tema de Reflexão

  No dia 8 de abril de 2012, o Diário de Pernambuco colocou uma matéria muito interessante a respeito das intervenções realizadas em alguns pontos da cidade do Recife que apresentam perdas de patrimônio e alguns erros na concepção das referidas construções. São elas: O Viaduto das Cinco Pontas, Os Arcos do Recife, o Porto do Recife, Avenida Dantas Barreto. É possível fazer modernidade sem perder identidade com o lugar? Sendo a Geografia a ciência que estuda as relações da sociedade da com o espaço geográfico e sendo exibida matéria jornalística da Geografia da cidade do Recife, por esse veículo de comunicação faz jus reflexões e comentários pertinentes aos contextos históricos que fomentaram mudanças nos principais pontos das paisagens de forma radical e com prejuízos para os cidadãos.

  O Recife já teve três grandes Arcos medievais em Santo Antônio e no bairro do Recife que eram chamadas de portas da cidade. Por conta do porto, decidiu-se alargar as ruas do bairro para permitir o acesso de veículos para o terminal, sacrificando os Arcos. Dois deles ficavam nas cabeceiras da ponte Maurício de Nassau, sendo o Arco da Conceição no bairro do Recife, na altura do edifício Chanteclair, e o de Santo Antônio no lado oposto. Eles funcionavam como portões da ponte e foram demolidos em 1917. Já o Arco do Bom Jesus ficava no fim da antiga rua dos Judeus, na altura da Praça do Arsenal, e foi destruído em 1850. A paisagem poderia ter permanecido com a criação de rotatórias e seriam mais um atrativo turístico para a cidade hoje. Isso nos leva a refletir que os atores envolvidos nesses processos e ações não tinha uma visão futurista e consequentemente, o “modelo de desenvolvimento” dessas intervenções conduziram os recifenses a perdas de identidades com o lugar.

  O Viaduto das Cinco Pontas construído na década de 1970, esse foi o primeiro viaduto da cidade do Recife. A intenção era fazer a ligação entre o Bairro de Boa Viagem e o Centro, passando sobre a linha férrea. No entanto, sua concepção apresenta erros. Por conta de ter uma confluência em curva, já suportou até um semáforo sobre ele para controlar o fluxo de veículos. Foi construído em desacordo com a Lei, já que impede a visibilidade de um bem tombado, no caso do Forte das Cinco Pontas, comprometendo mias uma vez a geografia da cidade, e ainda causando outros imapactos de impossibilitar a integração do Forte com o mar. Além de tudo foi erguido num pátio ferroviário o que contribuiu para a extinção da primeira estação de trem no Recife.

  O Terminal Rodoviário Prefeito Antõnio Farias foi construído em 1979 e só começou a operar em 1986 quando o metrô chegou. Ele foi concebido dentro de um projeto de urbanização metropolitana para atrair o desenvolvimento da cidade para o eixo Oeste. O planejamento estava certo o erro foi abandonar o projeto pela metade. Mas, uma vez faltou um olhar futurista de médio e longo prazo, tanto por parte do Estado como os Municípios, pois, se tratava de uma proposta de estruturação metropolitana. Agora a cidade da Copa está resgatando esse projeto, aproveitando uma parte da infraestrutura que já está disponível na região.

Itamaracá

Coroa do Avião – Ilha de Itamaracá

Quando andamos no espaço geográfico, observamos algumas peculiaridades, quanto aos aspectos das paisagens como: declives, montanhas, colinas, praias, vales fluviais, enseadas, Falésias, Essas diferentes formas são conhecidas como relevo.

Que característica natural deve ter propiciado a atividade mostrada na foto?

 
A ação construtiva atual do mar, na área objeto de estudo, tem sua melhor representação nas flechas litorâneas localizadas ao Norte e Sul da ilha de Itamaracá, nas extremidades do Canal de Santa Cruz. Segundo (MARTINS, 1997, P. 24), a origem dessas feições pode está relacionada ao encontro das águas fluviais com as correntes de Deriva litorânea, que na área apresentam direção Sul – Norte.

Vamos postar formas de relevo em Pernambuco? Esperamos por você aluno.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Olá, vamos conhecer Aracaju?



Olá alunos, vamos conhecer a cidade de Aracaju? A imagem acima representa uma visão dos pontos turísticos da cidade ao qual vocês em breve irão conhecer.

Obs: Edif III - Manhã  & Saneamento Amb. VI - Manhã

Aguardem...

Projeto Navega Recife



Importante projeto de mobilidade urbana ainda não teve iniciada as suas obras. Lançado no final de 2009 o empreendimento prevê torna navegável para o transporte de passageiros os rios Capibaribe e parte do Beberibe na cidade do Recife, o projeto foi desenvolvido para ser incorporado ao SEI (Sistema Estrutural Integrado) fazia com que a população adquirisse o transporte fluvial, facilitando o transporte e aliviando o tráfego da cidade do Recife, ao qual se encontra em caos diante do grande fluxo de carros maior do que se pode diariamente. Principalmente nas regiões metropolitanas, concentrado no centro da cidade do Recife, é um dos lugares mais " engarrafados " no trânsitos de carros, ônibus e outros meios de transporte.

"Esse projeto facilitaria tudo para nós, evitando passar horas e horas naquele velho engarrafamento que passamos todos os dias".

Rhafanny Vasconcelos - Estudante de Saneamento Ambiental, VI modulo, IFPE.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curso preparará estudantes para Olimpíada de Geografia

Estudantes do IFPE interessados em participar da Olimpíada de Geografia podem se inscrever no curso preparatório destinados aos matriculados no primeiro período dos cursos técnicos integrados. As aulas serão ministradas pelas professoras Clezia Braga e Manoella Vieira. As inscrições para as 30 vagas oferecidas serão realizadas até esta quinta (5/04), no Departamento Acadêmico de Cultura Geral, Formação de Professores e Gestão (DAFG).
Mais informações procurar a professora Clezia Braga na sala B27 ou na sala dos professores.

 Fonte: www.cefetpe.br/index.php?not=526